segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Orientações para Conselhos da Área de Assistência Social 3ª Edição


Esta terceira edição da publicação Orientações para Conselhos da Área de Assistência Social, de iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU), sistematiza a forma de acompanhamento da aplicação dos recursos que compõem os Fundos Municipais de Assistência Social, a forma de fiscalização dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), além da fiscalização das entidades e organizações de assistência social e das entidades governamentais e não governamentais que executam programas de proteção e socioeducativos destinados a crianças e a adolescentes, bem como as medidas de controle do Programa Bolsa Família. Atualizada com a legislação vigente, esta edição substitui as versões anteriores.

Esta edição apresenta novo formato, mais didático, para melhor compreensão dos conselheiros e para maior eficácia no desenvolvimento dos trabalhos de fiscalização e de acompanhamento da gestão financeira do sistema Único da Assistência Social (SUAS) a cargo dos conselhos municipais. Apresentam-se Matrizes de Fiscalização, atualizadas e complementadas com base na legislação (leis, decretos, portarias, resoluções, instruções normativas e operacionais). As matrizes consolidam as informações necessárias ao desempenho das funções dos conselhos, contendo itens de verificação a serem observados durante as análises realizadas pelos conselheiros e apresentando possíveis falhas ou irregularidades que poderão ser encontradas durante os trabalhos de campo, além de indicar as medidas a serem adotadas a cada caso. 

Essas Matrizes de Fiscalização, juntamente com o Formulário de Registro de Falhas e Irregularidades, possibilitarão aos conselheiros coletar evidências, desenvolver os achados ou constatações e documentar os trabalhos realizados para posterior envio aos gestores municipais e aos responsáveis pelas entidades e organizações de assistência social, para que promovam os ajustes e as correções necessários.

O conteúdo desta publicação destina-se aos Conselhos Municipais de Assistência Social, incumbidos de exercer a orientação e controle dos Fundos de Assistência Social e de fiscalizar as entidades e organizações de assistência social; aos Conselhos Municipais do Idoso, com competências para exercer a supervisão, o acompanhamento, a fiscalização e a avaliação da política nacional do idoso; e às Instâncias de Controle Social do Programa Bolsa Família, encarregadas de acompanhar, avaliar e subsidiar a fiscalização e o monitoramento, nos municípios, do processo de cadastramento das famílias, da seleção dos beneficiários, da concessão e manutenção dos benefícios, do controle do cumprimento das condicionalidades, da articulação de ações complementares para os beneficiários do programa e da gestão do programa como um todo.

Inclui-se também como público--alvo os Conselhos Tutelares, com a importante missão como parceiros da rede de proteção especial, atuando, no sistema de atendimento do município, toda vez que crianças e adolescentes encontrem-se em situação de risco pessoal e social, além da atribuição de fiscalizar as entidades governamentais e não governamentais encarregadas da execução de programas de atendimento que integrem a rede de proteção. As informações são úteis também para os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgãos deliberativos e controladores das ações em todos os níveis, aos quais compete proceder à inscrição dos programas (de proteção e socioeducativos destinados a crianças e a adolescentes) das entidades governamentais e não governamentais e proceder ao registro das entidades não governamentais, como condição para o funcionamento dessas organizações, além de serem responsáveis por conduzir o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. 

Em tópicos específicos são apresentadas informações relativas à estrutura, composição e competências dos conselhos, são transmitidas noções gerais sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), instrumentos de gestão, tipos e níveis de gestão do SUAS e os critérios de repasses de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), a forma de aplicação desses recursos e a respectiva prestação de contas.


O desafio de facilitar o exercício do controle social exige medidas que possibilitem a participação ativa do cidadão no controle da gestão pública, até mesmo quanto aos aspectos relacionados com probidade, moralidade, eficiência, economicidade e publicidade dos atos de gestão. 

Por isso, consta entre as iniciativas estratégicas do Tribunal de Contas da União (TCU), como iniciativa finalística, desenvolver e aprimorar instrumentos que facilitem o exercício do controle social. 

Assim, com o intuito de auxiliar os membros dos conselhos da área de assistência social, para bem exercer as suas atribuições, esta Corte de Contas disponibiliza a 3ª edição da publicação Orientações para Conselhos da Área de Assistência Social, de caráter pedagógico, por considerar a relevância da participação da sociedade no acompanhamento das ações dos gestores municipais, no combate a desvios e mau uso do dinheiro público.

Esta nova edição, revisada, apresenta novo formato, mais didático, contribuindo, dessa forma, para uma melhor compreensão do seu conteúdo e para o aprimoramento dos trabalhos de fiscalização e de acompanhamento da gestão financeira do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a cargo dos conselhos municipais. 

Esta versão da publicação, elaborada ainda na gestão do Ministro Presidente Benjamin Zymler, sob a responsabilidade da então 4ª Secex e coordenação pedagógica do Instituto Serzedello Corrêa, apresenta, em cada módulo, Matriz de Fiscalização, complementada e atualizada com base na legislação federal, as quais consolidam as informações necessárias ao desempenho das funções de conselheiro. As matrizes sistematizam os itens de verificação a serem observados durante as análises realizadas pelos conselheiros e apresentam possíveis falhas ou irregularidades que poderão ser encontradas durante os trabalhos de campo, além de indicar as medidas que poderão ser adotadas a cada caso.

A partir do conteúdo desta publicação, o TCU também oferece aos conselheiros o curso “Controle exercido por Conselhos da Assistência Social”, ministrado na modalidade de ensino à distância, disponibilizado no Ambiente Virtual de Educação Corporativa do TCU, sob a coordenação do Instituto Serzedello Corrêa. O curso tem o objetivo de promover a capacitação técnica e sensibilizar os conselheiros de assistência social para a importância de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. 

Espera-se, portanto, que este material, autoinstrucional, seja um guia prático para os membros dos conselhos e que possa, efetivamente, contribuir para uma boa e efetiva gestão dos recursos públicos. Com o fim de ampliar o alcance deste material, a nova versão pode ser encontrada também em meio eletrônico, no portal do Tribunal de Contas da União. 

Augusto Nardes
Presidente do Tribunal de contas da União.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © . Foco no Social - Posts · Comments
Powered by Blogger